quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tá Lido #1 - Retalhos, Craig Thompson

 * Esse texto foi originalmente publicado no meu outro blog no dia 31 de janeiro de 2013.

As horas voam, o tempo para e o sentimento de Craig Thompson se torna meu. Como largar esse livro, como não se envolver com ele?
Mesmo depois de ter terminado queria ler, cheirar, abraçar e entrar dentro dele.

Lindo visualmente, um verdadeiro deleite para os olhos, cada detalhe faz diferença. Cada pedacinho dá página é caprichado.
Retratar a infância, a adolescência, a fé e a família de forma tão pura, sensível e tocante, é pra poucos.
Este é um livro que você termina com vontade de ler novamente, ou de só ficar olhando, horas e horas, sem parar!
Uma verdadeira obra-prima merecedora de todos os prêmios, de todos os fãs e de tudo que existe de bom pra se falar dele.
Prepare-se pra mergulhar em um mundo onde nem tudo é tão bonito, onde existe solidão, medo e dor, mas também existe uma beleza excepcional, daquelas raras e que quando você a percebe se sente privilegiado.
A história é uma autobiografia do autor, onde ele narra sua infância, adolescência e um pouquinho da fase adulta. Como eram seus laços familiares, a vida na escola, o convívio social e seu primeiro amor.
Craig mostra como nos afastamos de algumas pessoas e nos aproximamos de outras, mostra a culpa, o medo, a fé e a descrença. Mostra a humanidade e a falta de humanidade das pessoas em alguns momentos mostra o choque entre a realidade e o mundo de fantasias, mostra o quão doloroso e libertador pode ser olhar pra luz, olhar pra fora de nossas próprias sombras e inseguranças.

O livro toca em feridas, muitas feridas e essas feridas são maiores em uns do que em outros, cada um vai se identificar mais com uma passagem, mas vai se sentir tocado.
É impossível ficar indiferente a esse livro, seja pela sua beleza visual ou pelo seu conteúdo.

Sensível e comovente.
Verdadeiramente apaixonada pelo livro, este com certeza é um livro pra ser amado, revisitado e admirado muitas e muitas vezes.


_________________________****______________________________


Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Páginas: 592
Título original: Blankets
Sinopse: Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus – transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor. Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina – uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson – com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalho traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação – mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!