quinta-feira, 10 de outubro de 2013

{Bel} Impressões de Leitura #24 ~ A Esperança (Suzanne Collins)

Título: A Esperança
Título Original: Mockingjay
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 421

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 4 estrelas!

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?


Agora eu posso dizer com toda certeza de que esse terceiro e último livro da série Jogos Vorazes é o melhor da trilogia. Ele é bem mais pesado, nossa, acabei de ler o livro e fiquei simplesmente chocada com tudo o que eu li.



*** AVISO PARA QUEM NÃO LEU OS LIVROS - JOGOS VORAZES E EM CHAMAS ***

Se você ainda não leu o primeiro e o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes, não leia a resenha abaixo, pois, pode ter algum spoiler a respeito do enredo do primeiro e do segundo livro. E se você já leu os dois, pode ler tranquilamente a minha resenha, pois ela não terá spoilers de 'A Esperança'. =)


Esse livro é todo marcado por uma pressão psicológica muito forte, muita violência e guerra. O tempo todo há uma guerra entre o Distrito 13, representado pelo lado rebelde da causa, e a Capital.

Depois de destruir o campo de força da arena do Massacre Quaternário e ser resgatada pelo pessoal do 13, Katniss passa boa parte da primeira parte do livro sem rumo, desorientada e pensando em tudo que aconteceu e desesperada por saber o que aconteceu com Peeta, pois ele não está nas acomodações do 13.

Muitas pessoas do 12 foram salvas, cerca de 900 pessoas e todos foram levados para o 13, inclusive Gale e a família de Katniss. 

Durante todo o tempo que fica lá no 13, Katniss recebe treinamento de guerra, melhora suas habilidades com o arco e flecha e faz algumas gravações de pontoprops para que Beetee invada o sistema de transmissões de TV da Capital e transmita no lugar as mensagens do Distrito 13.

Katniss vai muito a campo para batalhas, se machuca muito, descobre coisas que, ao longo do tempo, vai deixando-a cada vez mais confusa sobre quem é o verdadeiro vilão da história toda.


E se você acha que a Katniss já sofreu muito nos 2 primeiros livros, você não viu nada nesse! Ela sofre, minha gente, sofre muito. Ela enfrenta cada situação, se joga em cada lugar, uma verdadeira batalhadora destemida. Ela vai fazer de tudo para chegar até o presidente Snow e acertar as contas com ele.

Me emocionei muito com um trecho, embora um pouco tímido, que fala sobre o amor de Finnick e Annie. Muito lindo!

Muitas mortes acontecem nesse livro, e muitas são realmente chocantes. Houve um momento no final do livro que eu fiquei sem reação e pensava "É isso mesmo o que eu estou lendo?". Chocante! Muita guerra, muitas mortes, muita maldade, muita tristeza.

E quanto ao desfecho da série... o final não é nada feliz, mas é bom em partes. Katniss está para sempre marcada profundamente por tudo o que ela passou. Voltar a ser como ela era, depois tudo o que acontece no livro, impossível. É percebido nitidamente o quanto ela mudou no final de tudo e ainda assim consegue continuar com a vida. Eu achei o final da série muito digno sim. 

Tenho que parar por aqui, pois posso soltar algum spoiler e isso não é legal! Mas vocês que estão desanimados com a série, deem uma chance a esse livro, ele é o melhor da série em todos os sentidos. Depois de ter terminado de ler, fiquei com o livro no colo pensando em toda a brutalidade da história e pensando se eu teria essa força toda dela para enfrentar isso tudo.

Quem mais leu a série e gostou?

Um abraço

Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!