quinta-feira, 7 de novembro de 2013

{Bel} Impressões de Leitura #31 ~ O Fantasma de Canterville (Oscar Wilde)

Título: O Fantasma de Canterville
Título Original: The Canterville Ghost
Autor: Oscar Wilde
Editora: Barba Negra/LeYa
Número de páginas: 104

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 5 estrelas e Favorito!

Sinopse: QUEM TEM PENA DE UM POBRE FANTASMA? Um fantasma de 300 anos assombra o castelo de Canterville, na Inglaterra, de onde nenhum ser vivo ousa se aproximar, exceto os Otis, uma recém-chegada família americana que, mesmo sabendo dos rumores locais, compra a propriedade – para desespero da pobre alma penada, que agora parece mais assustada do que assustadora. A coleção ETERNAMENTE CLÁSSICOS traz ao público uma seleção de obras que ficaram para sempre em nossa memória – e em nossos corações. Obras que foram transformadas em filmes, músicas, peças de teatro, que influenciaram gerações e foram inspirações para centenas de outros autores e livros contemporâneos.



Desde que li o primeiro livro de Oscar Wilde, fiquei encantada com sua escrita e ideias profundas e só tenho a dizer tudo dele tende a ganhar um lugar especial em meu coração!

É um conto que foi publicado originalmente em 1891 (faz tempo, não é mesmo?) e conta a história de um fantasma que assombra um castelo em Canterville, na Inglaterra, há 300 anos, infernizando a vida de quem ousa morar por lá. Ele era muito temido mesmo.


No entanto, depois do castelo ser vendido para uma família americana, a família Otis, o fantasma tem toda sua fama de mau questionada. A família Otis não acredita muito nessas coisas de fantasmas. E, depois de encontrar uma suposta mancha de sangue na sala, onde a esposa do fantasma foi morta por ele anos atrás, e a família a limpa com um detergente americano, a situação começa a ficar cômica. Pois o fantasma, na verdade, não consegue assustar a família.


O fantasma se sente ofendido, com seu ego totalmente destruído e acaba planejando se vingar da família Otis. Mas tudo o que ele consegue é se acabar ainda mais, pegar uma gripe e ficar depressivo. Entretanto, a filha dos Otis, Virginia, acaba entendendo a dor do fantasma e sente compaixão por ele, e ela vai ser uma peça muito importante para que o fantasma possa se libertar dessa "vida" de assombrar o castelo.


Não sei se chega a ser uma crítica, mas a família Otis é extremamente patriota! Tudo o que eles usam é de origem americana. O lubrificante para as correntes do fantasma, o detergente que limpa a mancha de sangue, tudo!


Essa é foi a segunda vez que li este conto, sou apaixonada nele e lerei mais vezes, certamente! Sem falar na edição que é maravilhosa, com ilustrações super lindas do fantasma e outros elementos da história. Vale super a pena essa edição da Barba Negra!


Muitas pessoas pensam que, por ser algo escrito há muito tempo, possa ser algo chato e monótono, mas não é não. O humor sutil contido na história, a leveza de tudo e a maneira como ele acaba são demais mesmo. É um conto que merece um lugar todo especial na estante.



Um abraço

Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!