sábado, 16 de novembro de 2013

{Bel} Impressões de Leitura #32 ~ A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Washington Irving)

Título: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Título Original: Sleepy Hollow
Autor: Washington Irving
Editora: Barba Negra/LeYa
Número de páginas: 72

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 5 estrelas e Favorito!

Sinopse: Escrito originalmente em 1820, “A lenda do cavaleiro sem cabeça” nos apresenta a história do estranho professor Ichabod Crane e da bela Katrina Van Tassel, a filha de um poderoso fazendeiro de Sleepy Hollow, cidade assombrada por uma estranha aparição– o fantasma de um soldado decapitado, conhecido como o cavaleiro sem cabeça. A editora LeYa Brasil e a Barba Negra lançam “A lenda do cavaleiro sem cabeça”, de Washington Irving, segundo volume da coleção Clássicos Fantásticos - uma seleção de obras que marcaram o imaginário de gerações e foram inspiração para filmes, músicas, peças de teatro e livros contemporâneos Ano de 1799 - Ichabod Crane é enviado ao condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos em que todas as vítimas são encontradas decapitadas. Os moradores da cidade acreditam que o criminoso seja o espírito de um ex-combatente de guerra, que vagueia todas as noites à procura de sua cabeça, perdida em batalha. Após uma festa na casa dos Van Tassel, Crane é perseguido por essa estranha criatura, e com a ajuda de Katrina- por quem nutre um amor impossível - começa uma investigação que pode lhe custar, literalmente, a cabeça. “A lenda do cavaleiro sem cabeça” é um dos contos de terror mais populares da literatura, e já foi adaptado para o cinema pelo diretor Tim Burton, em 1999, com Johnny Depp no papel de Ichabod Crane e Christina Ricci como a jovem Katrina Van Tassel.

O livro é um conto bem curto, rápido de ser lido, de ler em apenas uma sentada. Mas, mesmo sendo bem curto, é um conto bem rico em detalhes e é uma história muito cativante e que vale a pena ser lida e relida por várias vezes!


O livro conta a vida do professor Ichabod Crane, que quer muito se casar com a filha de um fazendeiro do condado de Sleepy Hollow, Katrina. Em todos os encontros com a donzela, ele não perde tempo nas investidas para conquistá-la.


Mas o livro não é apenas sobre esse casamento, mas sim, de terror (ah, claro, tem alguns elementos cômicos também). Sleepy Hollow é assombrada por uma aparição de um cavaleiro sem cabeça. Acredita-se que seja de um ex-combatente da guerra que teve sua cabeça arrancada por uma bala de canhão. Esse cavaleiro é frequentemente visto cavalgando pelas imediações da cidade durante a noite, em busca de sua cabeça.


Ichabod quer descobrir o que é essa aparição e desvendar o mistério das pessoas assassinadas encontradas sem cabeça.

O Cavaleiro sem Cabeça demora um pouco para aparecer na história. Até a metade do conto, o que temos é a vida de Ichabod, seu interesse no casamento, como ele se comporta, sua escola etc.


E mesmo sendo assim, eu gostei bastante do conto, é uma delícia de ler e não dá para largar enquanto não chegamos ao seu fim (que é impressionante!).


O livro é cheio de ilustrações, mas confesso que elas não me ajudaram a imaginar mais o que eu lia. Encarei essas ilustrações meramente como elementos decorativos do livro e também como elementos para dar volume ao livro, pois o conto é bem curto. Mas que são bem lindas, são sim!

E a adaptação feita por Tim Burton desse conto é muitíssimo diferente. Vale muito ler o conto original!

Abraço!

Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!