domingo, 7 de setembro de 2014

'Tá Lido #55 - Cabeça tubarão, Steven Hall

Autor: Steven Hall

Páginas: 488

Editora: Cia das letras.
Avaliação pessoal: 4 estrelas

Sinopse: Certo dia, Eric Sanderson acorda sem vestígios de memória: não sabe quem é, onde está, nem como foi parar ali. Não encontra nenhuma foto ou documento com seu nome estampado. Como se não bastasse, começa a receber cartas de si mesmo. Guiado por elas, conhece uma psiquiatra, que o recebe no consultório com um diagnóstico tenebroso: amnésia dissociativa, uma forma rara da doença, que arrasta suas lembranças de volta à estaca zero toda vez que ele apresenta algum progresso. Segundo a médica, Eric perdeu a namorada há três anos em um acidente na Grécia, e desde então começou a apresentar lacunas na memória. A doença só piorou, e a cada recorrência - aquela seria a décima primeira - ele lembrava menos. Porém aos poucos Sanderson descobre que suas memórias não foram perdidas, mas devoradas por um tubarão de idéias que continua em seu encalço. Enquanto foge desse monstro feito literalmente de palavras, vai juntando as pistas de sua identidade perdida, com a ajuda das cartas que enviou para si mesmo do passado.

Entre túneis de palavras, subterrâneos de papel, sociedades secretas de arqueologia, monstros conceituais e amores de carne e osso, Sanderson encontra outro poderoso inimigo de identidades, além de um cientista samurai afundado em papéis e inúmeras figuras pitorescas que se juntam a ele na caçada final. "Cabeça Tubarão" é um verdadeiro jogo com o mundo conceitual e o real, e sua originalidade se estende aos truques tipográficos, às criaturas de palavras que saltam de suas páginas e à criptografia de textos. Por todo o livro, há códigos e mistérios a serem decifrados, numa prosa que combina o ritmo frenético de um blockbuster com o refinamento literário de um escritor jovem e promissor


____________***.____________***.____________

Eu quis muito esse livro, mas ele sempre foi meio carinho, toda vez que ia pra comprar desistia, porque sempre custava mais de R$ 50,00, um colega de trabalho me falou dele lá em 2008 e desde lá venho desejando esse bonitinho, um dia ele ficou menos caro e veio pra casa comigo.

Devorei esse livro, achei a história bem legal. Se trata de um homem que após um incidente traumático perde a memória, acorda na sua casa e descobre que não sabe quem é e nem onde esta, mas recebe pistas que mostram pra onde deve ir, quem deve procurar e etc.

Imagine quão louco é acordar e não saber quem você é, olhar para o mundo e achar tudo estranho, se olhar nas fotos e não se sentir igual aquela pessoa, pior de tudo nem sequer reconhecer nela um traço de você... agora imagine que além disso você descobre que não é a primeira vez que você acorda sem memória e tem que recomeçar sua vida novamente. Por quê? Nem isso você sabe.

Parece cruel, mas é justamente o que acontece com e a partir de pequenos fragmento, cartas e dicas ele vai descobrindo sua história e o que o levou a isso, descobre que existe um ser que está a caça dele, ou melhor, de suas lembranças.

Roubar suas ideias e lembranças é o mesmo que as roubar sua identidade, afinal somos um conjunto de experiências, lembranças e sentimentos e sem eles somos apenas uma casca oca, vazia  e sem sentido. E descobrir que você nem tem ideia do que acontece com você é desesperador. E esse sentimento motiva a mudança, a busca por respostas e isso em si é sensacional.

No decorrer da história ele vai se reencontrando, se reinventando e descobrindo que no passado ele não era exatamente normal, que todas as coisas ruins que estão acontecendo com ele são fruto das próprias escolhas e que ele vai ter que arcar com as consequências, não tem jeito.

Esse livro mistura ficção, com romance e um pouco de investigação, tem um humor muito inteligente e a trama é bem construída, no último terço do livro ele fica meio chato, mas logo se recupera.
Acredito que cada minuto de espera pra ler esse livro foi recompensado pelo prazer de lê-lo, a experiencia de leitura foi incrível e super recomendo! ;)


Obrigada por ler até aqui!

Até mais! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!