quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

{Fabi} 'Tá lido # 60 - Norwegian Wood, Haruki Murakami

ISBN: 9788560281527
Ano: 2008
Páginas: 359
Editora: Alfaguara
Avaliação Pessoal: 
Skoob

Sinopse: Em 1968, Toru Watanabe acaba de chegar a Tóquio para estudar teatro na universidade, e mora em um alojamento estudantil só para homens. Solitário, dedica seu tempo a identificar e refletir sobre as peculiaridades dos colegas. Um dia, Toru reencontra um rosto de seu passado - Naoko, antiga namorada de seu grande amigo de adolescência Kizuki antes deste cometer suicídio. Marcados por essa tragédia em comum, os dois se aproximam e constroem uma relação delicada onde a fragilidade psicológica de Naoko se torna cada vez mais visível até culminar com sua internação em um sanatório.


⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙

Sabe aquele livro que você se apaixona a primeira vista, por foto e fica toda vez pensando nele, quando vai na livraria pega cheira, abraça, namora, nas lojas virtuais ele sempre vai pro carrinho... Até que um dia você desiste de resistir, agarra ele, faz carinho, leva pra casa e já separa pra ler? 

E ai tem aquela surpresa...

...surpresa ÓTIMA, porque simplesmente o livro ecoa dentro de você, ele te toca e se torna um amor, um daqueles livros que você salvaria em um incendio... 

Pois é, acho que serei um pouco muito parcial pra falar desse livro, porque ele é a melhor ou a segunda melhor coisa que eu li esse ano.

Bora entrar no clima??



Ele tem o nome devido a essa música dos Beatles (pra quem não sabe, eu amo os Beatles) e essa música tem tudo a ver com a história, com o clima do livro que se passa no fim dos anos 60, com aquele sentimento de mudança e de lidar com coisas que não entendemos bem.

Claro, que decidi ler o livro depois que vi uma foto da Lua Limaverde (que tem gosto literário fantástico, diga-se de passagem) e percebi que tinha o nome de uma música dos Beatles, essa capa linda e o Murakami. Mas  não sabia nada sobre o livro, não leio nem a sinopse,  mas é como eu sempre digo  livro te escolhe e ele me fisgou completamente.

Norwegian Wood (o livro) é sobre um garoto chamado Toru, que nasceu e foi criado no interior do Japão e que na adolescência tem que lidar com a morte de uma pessoa querida e com as mudanças que essa morte trás para as pessoas que ficaram vivas.

Esse livro lida com coisas profundas como a morte, o sentimento de perda, suicídios e depressão, mas lida com temas mais leves, como o primeiro amor, a descoberta do sexo, a mudança da adolescência para a idade adulta e a descoberta de si mesmo.

É um livro triste, mas, adoro livros tristes... melancólicos, que peguem meu coração e apertem até ele ficar pequenininho... não sei explicar, só sei que gosto.

O Toru vai pra Tóquio estudar, lá ele reencontra a Naoko, que é a ex-namorada do seu melhor amigo suicida e esse encontro muda o rumo das coisas, não é uma relação fácil, é doloroso pra eles, é como se o amigo estivesse sempre pairando sobre eles e eles tivessem que lidar com isso. Só que eles não lidam, eles fogem, é quase um tabu falar sobre isso, é doloroso, lidar com a morte de alguém querido, mesmo que junto de alguém dói.

A história gira em torno desse relacionamento, de como eles lidam com essa perda, de como superam ou não essa morte e de como isso afeta a vida deles e o próprio relacionamento deles. 
Também vão surgindo outros relacionamentos na vida deles e esses relacionamentos vão mudando a personalidade deles, a forma deles de verem as coisas, de sentir e de se enxergar.

Claro que os livros conversam de maneira diferente com cada leitor, cada um sente um coisa pelo livro e pelos personagens, mas esse livro me tocou, pela sensibilidade como os temas são abordados e pelos personagens, eles são tão humanos que dá vontade de encontrar com eles para tomar um café.

É uma história sobre perda, amor, dor e descobertas, é um livro doce e triste e é um livro que merece ser revisitado muitas vezes.

Hehehe eu avisei que não conseguiria ser imparcial... fica a dica!

Até a próxima!

;)

PS: Descobri que tem um filme desse livro, aqui dá pra ver o trailer do filme, depois que assistir eu conto pra vocês o que eu achei! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!